segunda-feira, 15 de abril de 2013

Discípulo e Rabino: A fé está depositada em nós.

A fé está depositada em nós

  Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: " É um fantasma!" e gritaram de medo. Mais Jesus imediatamente lhes disse: " Coragem sou eu. Não tenham medo. 
"Senhor", disse pedro, " Se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas.  "Venha", respondeu ele. Então Pedro saio do barco e andou sobre a agua e foi na direção de Jesus.  Mateus 14: 25-30

  • O que Pedro estava pensando?
  • Porque ele acreditou que poderia andar sobre a água ?

   Vamos obter as resposta pela perspectiva de Pedro, mais primeiro para responder essa perguntar precisamos entender quem era Jesus e qual o seu significado para Pedro e os demais discipulos.

Relação entre Jesus e o  Sistema Educacional Judeu, através da Torá.

   Jesus era um Rabino Judeu com Discípulos Judeus vivendo em um mundo Judeu do primeiro século, cresceu em uma região chamada Galiléia, e os Judeus na Galiléia  acreditavam que Deus havia falado com Moisés, um dos grandes Líderes históricos, e lhe dera os primeiros cinco livros da Bíblia. Eles chamavam esses cinco primeiros livros de Torá.  O Torá significa: ensino, instrucao ou simplesmente "O caminho". 

   Então o Torá era a base de suas vidas o enfoque do seu sistema educacional, ou seja, a base da sua educação. O sistema educacional Judeu era dividido em três níveis "Beit Sefer", "Beit Talmud" e "Beit Midrash", respectivamente.

O que é ser um Discípulo Baseado no Sistema Educacional Judeu ?

 Sistema Educacional:  
  1. Beit Sefer: A maioria das crianças com idades entre de 5 e 6 anos entravam na escola para aprender a Torá. Eles iam até as sinagogas e eram ensinados pelos Rabinos, professores locais. No final a criança ja com 10 anos tinha aprendido valores da Família, Ofício, Gerenciar a casa e ter decorado toda a Tora. ( Genesis, Exodo, Leviticos, Numeros e Deusteronomio, "Memorizados").
  2. Beit Talmud: Só os melhores dos melhores passavam para essa fase, apenas aquelas que demonstravam ter uma aptidao natural para execultar funções com excelência, aqueles com Dons e Talentos, ou seja tinha que ser "Bom".  Nesse nível a criança aprendia a interpretar a Torá e decorava o Antigo Testamento de Genesis ate Malaquias. ( 39 livros memorizados). Entre 10 e 15 anos de idade.
  3. Beit Midrash: Apenas os melhores, dos melhores, dos melhores passavam para essa fase. Era tida como " O Fruto de uma longa jornada de estudos".  Consistia em ir até o Rabino e pedir a ele que o aceitasse como seu discípulo.
   Abaixo, características de Discípulo e Rabino
       
   
   Então, o Rabino Fazia enumeras perguntas ao jovem, sobre Torá, Profetas, Tradições culturais a fim de testa-lo para saber se aquele jovem era bom o bastante para ser seu discípulo, alguém digno de passar adiante seu núcleo de pensamento. Se o jovem não fosse "Bom o suficiente" ele era rejeitado pelo Rabino, que o mandava estudar mais e se dedicar a outros ofícios, como Família, por exemplo. Porém Se o jovem fosse aceito pelo Rabino, ele diria: "Você é capaz  Siga-me". e esse jovem Deixaria sua Vila, os amigos, a sinagoga e devotaria uma vida inteira pra seguir e ser como aquele Rabino, agir como aquele Rabino. Isso significa ser um Discipulo. 

Um Rabino comeca a ensinar aos 30 anos de idade, eram os mais respeitados e honrados homens daquela época e Jesus está andando na beira do mar da Galiléia e vendo  dois irmãos pescadores, que para a sociedade eles são como " Zé-ninguém",  Jesus diz a eles: "Sigam-me".  

Se Jesus os chamou isso quer dizer que eles não eram seguidores de outro Rabino, eles não eram os melhores dos melhores, eles não tinham passado no teste, eles não eram bons o suficiente.

A Bíblia diz que eles largaram imediatamente o que estavam fazendo e seguiram Jesus. Parece loucura, entretanto, se analizar-mos o contexto proposto acima isso faz todo o sentido.  Apenas os melhores dos melhores chegavam a ser discípulos a ouvir o tão esperado " Siga-me", e esse rabino chega a praia e chamos-os. Claro que eles seguiram.

O que Jesus Propôs aos discípulos assim que os chamou foi: Você pode fazer o que eu faço !,  Você pode ser como Eu!  Contudo,  aqueles homens mudaram a história da Humanidade.

Discípulos em alto Mar

Temos um Barco Cheios de "Zé-niguém" em meio a uma tempestade, Vento forte e quando os discípulos veem Jesus caminhando sobre a água eles logo pensam que e um fantas, e Pedro diz: "Se es tu manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas"  não fugindo à regra, Pedro queria ser como Jesus, ele foi ensinado a agir, pensar, falar como seu Rabi, ele foi ensinado a fazer o que seu mestre faz.  Essa e a resposta para a atitude de Pedro. Ele queria ser como seu Rabi, Fazer o que ele Faz. Ele queria ser como Jesus. 

 Porém no versículo seguinte ele começa a afundar e clama desesperado por Jesus, Jesus o chama de homem de pouca fé. Isso é um fato, Todavia, em quem Pedro perdi a Fé ? Será  em Jesus?  Eu sempre pensei isso mais ele perde a fé em si mesmo, ele desacredita que pode ser como seu Rabino. Ele vê tudo ao seu redor e perde a fé em si mesmo.

Conclusão:

   Jesus nunca o chamaria se não acreditasse nele, se não acreditasse que ele seria capaz de fazer tudo o que Jesus fez de ser exatamente igual a Jesus. E em um versículo Jesus diz: "não foi vocês que me escolheram mais eu que vos escolhi."

   Por todo Minha vida ouvi pessoas falando que acreditam em Deus, entretanto o mais poderoso de tudo e que Deus acredita em mim e em você. 
   A fé em Jesus e importante mais entender que ele tinha fé em nós, e extraordinário. Porque ele deixou tudo nas mãos dos discípulos,tudo nas mãos daqueles " Zé-ninguém", e eles conseguiram! Deus acredita que você pode viver como Jesus viveu andar como Jesus andou.


Pense

" Que você possa crê em Deus, mais que você veja que Deus acredita em Você. Que você tenha fé em Jesus, mais que você possa ver que Jesus tem a fé, que você pode ser como ele."



Bruno L. Silva





14 comentários:

  1. Galera desculpa que hoje o texta ta grande mais vale apena ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=B9TTdj9AWg0&nohtml5=False Muito boa a mensagem...

      Excluir
  2. Essa veio do trono de Deus, com o esclarecimento da palavra fica mais facil pratica-la...

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se há indicio de quem foi o rabino que Jesus seguiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Chavera! Bem, Na epoca existiam duas escolas farisaicas que mais se destacaram, que foram a escola de Hillel (se não me engano, avô de Gamaliel, o mesmo que foi mestre do Rav. Shau'l [Apost. Paulo]) e a escola de Shammai. A escola de Hillel era considerada mais "liberal" na sua interpretação da Lei, enquanto a de Shamai era mais "restrita". Creio que Yeshua foi instruido na escola de Hallel, mas existiam pontos de Shammai que poderiam ser aproveitados (Ex: Questões sobre o Divórcio).

      Excluir
    2. É muito provavél que Ele não tenha seguido nenhuma. Exatamente por isso que Jesus era considerado um mestre diferente dos demais. Quando os fariseus perguntam pra ele com qual autoridade ele fazia e ensinava certas coisas, ele diz que era com a autoridade do Pai, ou seja Deus. O comum seria dizer, na autoridade de Hilel. com isso, sabendo quem era o rabino por tráz daqueles ensinos, não o pertubariam. Mas Jesus, sempre liga sua autoridade exatamente ao de seu Pai, e Ele dizia que seu pai era Deus. Isso deixava os fariza loco da vida. Muito massa entender esses principios. por aqui é possivel entender qual a fé que os discipulos tinham e porque ele conseguiram realizar muitas coisas em nome de Cristo, e porque até hoje quando oramos, o fazemos no nome e autoridade d'Ele.

      Excluir
  4. Muito bom gostei muito da mensagem...grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom gostei muito da mensagem...grande abraço...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom gostei muito da mensagem...grande abraço...

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa mensagem, me edificou muito.

    ResponderExcluir